Nosso Blog – Tá no Guia

Nova Versão

Isquemia do miocárdio

with 4 comments

Matéria atualizada em 27/08/2007, às 10:44hs.

Isquemia do miocárdio

A Edição 2023, de 29 de agosto de 2007, na matéria Paz no Coração, informa que dos estudos sobre a conduta mais adequada no tratamento de doentes cardíacos, um deles, o Mass II, foi conduzido pelo cardiologista brasileiro Whady Hueb, do Incor. Durante cinco anos, o médico e sua equipe compararam a evolução de cerca de 600 pacientes, divididos em três grupos. Os pertencentes ao primeiro foram tratados com remédios e mudanças de hábitos de vida. Os do segundo, submetidos à angioplastia. E aqueles agrupados no terceiro conjunto, encaminhados à colocação de ponte de safena ou mamária. Avaliou-se a incidência de infarto e morte nos três grupos.

O Mass II mostrou que praticamente não houve diferença de resultados.

O assunto foi Tema de capa da edição de março da revista americana Circulation, uma das principais revistas científicas da cardiologia mundial.

“A evolução das terapias medicamentosas elevou o tratamento clínico ao patamar das técnicas intervencionistas, ainda hoje a primeira opção de muitos cardiologistas” declarou o médico William Boden, professor de medicina e saúde pública da Universidade Buffalo, nos Estados Unidos, principal autor do Courage – outro estudo sobre o assunto.

Sem informar o porque, a Jornalista – Anna Paula Buchalla – frisou que as pontes de safena e mamária continuam a ser imprescindíveis nos casos de pacientes de altíssimo risco – como os DIABÉTICOS ou aqueles que apresentam o músculo cardíaco comprometido e mais de três artérias obstruídas.

Seria verdade no caso da diabete controlada?

Diabete é o Devastador de Órgãos. Respeite-o e Viva Bem!

Veja também:

Isquemia do miocárdio: Tratamento com medicamentos ou cirurgia de revascularização?

Biologia do Coração e dos Vasos Sangüíneos

Doença Arterial Coronariana

Written by Mario Sidnei Moreira

abril 12th, 2006 at 1:31 pm

Posted in Padrão

Tagged with

4 Responses to 'Isquemia do miocárdio'

Subscribe to comments with RSS or TrackBack to 'Isquemia do miocárdio'.

  1. oi boa terde,
    tenho 35 anos, minha mãe morreu de infarte aos 44 anos e meu irmão colocou duas ponte de safena e uma mamaria aos 35 anos. meu medico pediu alguns exames fiz esteira e eco
    a a esteira deu alteração ai o medico pediu uma cintilografia do miocardio. ja pequei o resultado. São duas folhas uma deu. hipocaptação persistente, em grau discreto, em toda a extenção da parede anterior, que pode corresponder a artefato por atenuação pelo parênquima mamário. e na outra folha, finalidade avaliação de isquemia miocárdio. E minha consulta ainda vai demorar e eu ando muito cansada gostaria de saber se esse resultado tem que se preocupar pois se tiver algum problema vou tentar passar antes.
    Gostaria muito de uma resposta pois estou muito praocupada
    não ando muito bem. eu sei que não atende consulta mas poderia disser sim ou não.
    muito obrigada pela atenção

    Cara Maria Cristina

    Para sua tranqüilidade, fale com um Médico de sua confiança, o quanto antes. A preocupação será mais um fator de stress.

    Estamos informando um endereço eletrônico, que atende consultas pela Internet. Porém, esse procedimento não substituí o exame clínico, que é indispensável:

    Clique aqui, para enviar uma pergunta ao Cardiologista da SOCESP – Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo

    Leia também o BLOG DO CORAÇÃO

    maria cristina

    28 nov 08 at 17:40

  2. Bom dia, minha cintilografia deu isquemia discreta e transitoria em pequena área de extensão, devo me sumbmeter ao cateterismo ou só controle com medicamentos? Tenho 49 anos, não tenho pressão alta, controlo o colesterol e minha mãe morreu de IAM aos 66 anos de idade.

    cleria moraes

    2 dez 12 at 9:49

  3. Para sua tranqüilidade, fale com um Médico de sua confiança, o quanto antes. A preocupação será mais um fator de stress.

    Este Blog não possui profissionais preparados para reponder perguntas. Apenas publicamos as matérias.

  4. to desesperado fiz a 7 meses ponte safena era pra ser tres mas so fizeram uma as outras não deram pra fazer. agora fiz cintolografia do miocadio comstress fisiko e reposo…………resultado hipocaptação persitente na parede apical com area discreta de transitoriedade ao redor na parede antero apical ve com função contràtl global presewrvada..sinto nu peito com se eu tivesse saco de cimento lado eskerdo região fica meio anestesiada….meu cardio me pediucinecoranariografia …ai fui num medico ki me fez a cirugia ele disse fala doppercardiograma….enfim meu medo e ter ki abrir td de novo .me ajudem

    kaka

    29 jan 13 at 20:38

Leave a Reply