Energia Solar Fotovoltaica

energia solar - danos - 04.PNG

Mario Sidnei Moreira - 04/10/2021

 

Você tem certeza de deseja ter uma usina de geração de energia elétrica em sua casa? Com todos os perigos que isso envolve?

 

Embora seja uma tecnologia limpa e renovável, com extensa lista de benefícios, a energia solar possui suas desvantagens.

 

O custo de aquisição ainda é relativamente alto.

 

O sistema é intermitente, alguns fatores, como dias chuvosos, nublados ou períodos noturnos, proporcionam a insuficiência da luz solar

 

Ainda há poucos incentivos governamentais para a adoção da tecnologia.

 

A eficiência das células fotovoltaicas na conversão de luz solar em eletricidade é relativamente baixa, variando de 10% a 25%.

 

No Brasil, os sistemas fotovoltaicos preocupam os proprietários, os trabalhadores do setor, os bombeiros e as empresas de seguros.

 

Na proporção que cresce o interesse, cresce o número de empresas, que comercializam e instalam sistemas de energia solar, que se aventuram no mercado.

 

Os benefícios estão na mídia, o ônus você vai descobrir literalmente sozinho. As empresas desse setor, em sua grande maioria, microempresas ou empresas de pequeno porte, não oferecem serviços de pós-venda.

 

Energia solar sem manutenção coloca vidas em risco. Os módulos fotovoltaicos não param de funcionar quando danificados ou quebrados. Módulos fotovoltaicos danificados, expostos à chuva, criam um risco potencialmente fatal.

 

Danos causados nos painéis por chuvas de granizo, incêndio, curto-circuito, dentre outros, podem criar caminhos do circuito na estrutura, racks, telhados metálicos e calhas de uma edificação.

 

Além do perigo da eletrocussão, uma corrente pode ser forte o suficiente para derrubar uma pessoa do telhado. Os painéis fotovoltaicos geram corrente contínua, aumentando os riscos.

 

Um dos mais sérios é o arco elétrico, conhecido também como arco voltaico, resultante da circulação de corrente elétrica contínua, entre dois pontos pelo curto-circuito.

 

O arco elétrico pode gerar um calor tão intenso que atinge até 20.000 °C, temperatura superior à suportada por qualquer material conhecido.

 

Se você continua interessado em produzir energia solar fotovoltaica, considere a alternativa de participar de um consórcio ou uma cooperativa.